Como fazer seu filho se sentir acolhido?

Como fazer seu filho se sentir acolhido?

Happy young mother with little daughter making focused heart sign.

Fazer seu filho se sentir acolhido  é uma das coisas mais decisivas que você – como pai, mãe ou responsável – pode fazer pelo seu pleno desenvolvimento, pois como referência, é provável que você seja a influência mais significativa em sua vida. Compreender que dessa relação nasce o sentimento de segurança que o ajudará a construir sua confiança e auto estima, torna esse acolhimento ainda mais imprescindível.

Em meio à correria e ao cansaço do dia a dia, nem sempre é fácil dedicar atenção e demonstrar interesse . Por isso, listamos aqui algumas sugestões para integrar em suas rotinas regulares. Tudo para fazer seu filho se sentir valorizado:

Ouça atentamente

Ouça ativamente quando seu filho se expressar. Ouça com atenção, parando o que estiver fazendo e mantendo contato visual.

Compartilhe seu entusiasmo sobre o  assunto em foco, mesmo que o tema seja  insetos, vídeos no YouTube ou um filme que vocês já assistiram cem vezes.

Se não for possível interromper sua atividade naquele momento, explique e combine um horário logo em sequência  para retomar a conversa  com prioridade total.

Demonstre afeto

Trate seu filho com carinho. Abraços e beijos são sempre benvindos!  E não é  à toa, pois o contato físico traz muita sensação de acolhimento e proteção; além de ajudar no desenvolvimento  de relações interpessoais mais saudáveis no futuro.

Expresse orgulho através de gestos e palavras positivas quando notar esforço ou empenho diante de algum desafio, independentemente do resultado.

O segredo não é elogiar seu filho por tudo o que ele faz, mas reconhecer quando ele faz algo fora do comum. Ou quando ele está trabalhando duro para alcançar um objetivo.

Estudos mostram que estas demonstrações de afeto entre pais e filhos podem proporcionar à criança:

• Segurança e autoestima;
• Melhoria significativa da comunicação familiar;
• Redução de problemas psicológicos e comportamentais.

Trabalhe em equipe

Peça a ajuda do seu filho com tarefas mais simples da casa e dê a ele a chance de ensiná-lo a fazer coisas também. Pois isso certamente irá fazer seu filho se sentir muito especial.

Colocar a mesa de jantar, recolher o lixo, arrumar a cama e levar o cachorro para passear são algumas tarefas caseiras que podem contar com a colaboração dos filhos.

Por outro lado, o interesse sincero dos pais pelo universo dos filhos também reforçam o vínculo e a parceria familiar. Mostre curiosidade por uma nova gíria, deseje entender o funcionamento de um novo app que ele esteja usando, sente ao lado dele durante o momento do vídeo game (e até jogue com ele!), pergunte sobre os amigos. Ele terá prazer em compartilhar seu mundo com você e se sentirá muito importante!

Crie rituais para a hora de dormir

A preparação para a hora do sono é uma oportunidade excelente para se conectar ao seu filho.

Aconchegue-se, leia um dos seus livros favoritos,  crie histórias com base em suas experiências da vida real,  compartilhe algo específico que aconteceu naquele dia pelo qual você é grato, provoque reflexões positivas. Façam orações juntos, desejem coisas boas para o amanhecer e caso haja alguma pendência negativa , encerre com uma conversa breve e otimista, incentivando seu filho a retomar a confiança para enfrentar o novo dia.

Desfrute de refeições em família

Pesquisas indicam que há benefícios físicos, mentais e emocionais de ter refeições familiares regulares. Então, tomar café,  almoçar e jantar juntos é outra chance importante de passar algum tempo ininterrupto e de qualidade em família.

Planeje passeios e outras atividades para criar memórias

A memória de uma infância bem construída agrega muitos sentimentos positivos à vida adulta. Passeios simples,  viagens curtas, momentos em família vividos com qualidade consolidam a sensação de acolhimento e pertencimento.

Certos feriados são perfeitos para estabelecer tradições familiares – como a Páscoa, Dias das Mães,  dos Pais, da Família e o Natal, por exemplo. Os aniversários também são oportunidades para demonstrar carinho,  orgulho e para celebrar a vida em família e todos os seus significados.

Mesmo práticas simples, como assar uma sobremesa favorita em conjunto, podem criar memórias duradouras e relevantes.

O acolhimento é importante também na escola

Encontrar uma escola que converse com as expectativas da família na manutenção do bem estar da criança é de suma importância. Pois quando ela se sente acolhida e presente também no ambiente escolar, os resultados em sua formação como indivíduo pleno são efetivos.

Instituições como o Colégio Integração são um perfeito exemplo disso. O Integração é referência em toda a Baixada Santista pelo seu alto padrão de qualidade pedagógica, pela sua infraestrutura e corpo docente. Mas é a sua preocupação com o bem estar emocional do aluno que o torna tão diferenciado.

Através de disciplinas inovadoras como o LIV – Laboratório Inteligência de Vida, que tem como objetivo desenvolver e aprimorar as habilidades emocionais da criança através de estímulos e atividades desde a mais tenra infância, o Colégio Integração auxilia alunos e pais no enfrentamento dos desafios diários e na observação de suas relações e conflitos a partir de outra perspectiva.

Para saber como o LIV pode ajudar o seu filho a vivenciar a vida escolar sentindo-se acolhido e confiante,  fale com a gente!

FALE CONOSCO

Faça o primeiro comentário a "Como fazer seu filho se sentir acolhido?"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*