A diferença entre Recreação e Educação Infantil: a 1ª infância na escola e o desenvolvimento cognitivo

A diferença entre Recreação e Educação Infantil: a 1ª infância na escola e o desenvolvimento cognitivo

 

Existem muitas dúvidas sobre a diferença entre Recreação e Educação Infantil. Especialmente entre os pais e responsáveis, quando muitos assumem que a escola é pouco mais do que o tempo de recreação.

Mas a grande verdade é que as crianças realmente experimentam um bom volume de desenvolvimento cognitivo em salas de aula infantis, infantis e pré-escolares.

Por isso, o papel dos educadores da primeira infância é essencial, já que eles podem estabelecer as bases para o sucesso até o ensino médio e além. Por que? Por causa da realidade do desenvolvimento cognitivo.

Pois as crianças pequenas estão constantemente construindo essas habilidades à medida que aprendem sobre seu ambiente. Assim, os professores podem estruturar a sala de aula para incentivar o desenvolvimento cognitivo em seus jovens alunos.

Então siga na leitura e descubra não só a diferença entre Recreação e Educação Infantil. Mas também a importância de escolher uma boa instituição de ensino desde o início da vida acadêmica dos alunos.

Entenda a diferença entre Recreação e Educação Infantil

A Educação Infantil trata-se do primeiro contato dos alunos com o ambiente e as experiências escolares. É uma fase que engloba de 2 a 5 anos de idade.

Então é uma etapa voltada para o desenvolvimento integral de cada criança, entre seus aspectos físico, social, intelectual e psicológico.

Já a recreação é uma parte importante da Educação Infantil, que envolve a prática de atividades lúdicas pensadas para estimular:

  • Espontaneidade
  • Liberdade de expressão
  • Criatividade
  • Alegria
  • Prazer de forma individual ou coletiva

Tudo isso é estruturado para garantir que cada aluno matriculado em uma instituição de Ensino Infantil possa contar com o desenvolvimento cognitivo de forma plena.

O que é o desenvolvimento cognitivo?

O desenvolvimento cognitivo na primeira infância significa como as crianças pensam, exploram e descobrem as coisas.

Então consiste no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, resolução de problemas e disposições. Todas as questões que ajudam as crianças a pensar e entender o mundo ao seu redor.

Por isso, o desenvolvimento do cérebro faz parte do desenvolvimento cognitivo.

Além disso, o desenvolvimento cognitivo refere-se a um conjunto de habilidades intelectuais que os pesquisadores consideram “normais” para uma criança.

Em outras palavras, é a quantificação, ou sistematização de quanto uma criança deve ser capaz de fazer ou entender até uma certa idade.

Leia também: A importância do ‎aprendizado social e emocional ‎na escola

É aí que está a diferença entre Recreação e Educação Infantil: os estímulos certos para incentivar o desenvolvimento cognitivo do seu filho ou filha.

Exemplos de habilidades cognitivas

Algumas das habilidades cognitivas mais importantes para uma criança são:

  • Atenção e resposta
  • Aprendizado de novas línguas
  • Memória
  • Processamento de informações
  • Resolução de problemas
  • Raciocínio simples
  • Entendimento de causa e efeito
  • Reconhecimento de padrões

Por que o desenvolvimento cognitivo é importante para uma criança?

Desde o nascimento até os cinco anos de idade, uma criança desenvolve muitas vias neurais.

De fato, durante esse estágio, o cérebro da criança se desenvolve mais do que em qualquer outro momento da vida. Por essa razão, concentrar-se em ajudar essas conexões neurais a se desenvolverem é vital.

É quando a ideia de numeracia, linguagem e permanência do objeto se solidifica na mente da criança. É também um momento importante para a pré-leitura e construção de vocabulário.

No momento em que uma criança vai para o jardim de infância, seu conhecimento do alfabeto é um dos sinais mais significativos de quão bem ela vai ler e saber interpretar isso no futuro.

Mais uma vez a diferença entre Recreação e Educação Infantil se faz presente. Pois é nestes primeiros anos que os professores e os pais podem preparar o terreno para o sucesso educacional futuro.

Então perder essa janela inicial pode criar deficiências que acompanham a criança no ensino fundamental e médio.

Benefícios do desenvolvimento cognitivo

  • Promove a aprendizagem a longo prazo
  • Desenvolve habilidades de resolução de problemas
  • Melhora a compreensão
  • Amplia a confiança e a autoestima
  • Estimula a memória e concentração
  • Instila um amor pela aprendizagem
  • Enfatiza a inovação

Dessa forma, as crianças que passam por uma Educação Infantil de qualidade, como a que você pode ver no Colégio Integração, devem ser capazes de melhorar sua capacidade de se concentrar, lembrar informações e pensar mais criticamente à medida que envelhecem.

Pois as habilidades cognitivas permitem que as crianças compreendam as relações entre as ideias, o processo de causa e efeito e melhorem suas habilidades analíticas.

Por que escolher uma boa instituição de Educação Infantil é crucial

Algumas crianças pequenas podem ter atrasos no desenvolvimento ou desafios, especialmente após os desafios do estudo durante e após a pandemia.

Mas estes podem ser identificados e abordados se detectados precocemente – uma grande diferença entre Recreação e Educação Infantil de qualidade.

Além disso, vivemos em um mundo competitivo e em rápido desenvolvimento. Por isso, o desenvolvimento de habilidades cognitivas desde a Educação Infantil é crucial para seu filho.

Então, se você deseja aprofundar conhecimentos e habilidades para desenvolver as habilidades cognitivas do seu filho, o Integração é o lugar certo para ele!

Só aqui você encontra as metodologias pedagógicas mais inovadoras do cenário atual em uma instituição da região. Além de matérias exclusivas – como Garage / Garaginha 21 e o LIV – Laboratório de Inteligência de Vida.

Além disso, o Integração possui mais de 5 mil m² de instalações, com diversos ambientes pensados para o desenvolvimento cognitivo, de habilidades Intelectuais e de convivência, dentro e fora da sala de aula.

Assim, o aluno recebe estímulos de suas capacidades individuais desde a Educação Infantil e ao longo de todo o processo de aprendizagem.

Ainda dá tempo de promover o desenvolvimento cognitivo de seu filho e entender na prática a diferença entre Recreação e Educação Infantil:

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