Impacto das mídias sociais em sala de aula

Impacto das mídias sociais em sala de aula

Top view closeup of diverse group of teenagers putting smartphones in box in no gadget classroom at school, copy space

Há um debate em andamento sobre o papel das mídias sociais em sala de aula.

Os defensores apontam benefícios que as mídias sociais proporcionam para os alunos de hoje, cada vez mais digitais. 
 
Já os críticos pedem regulamentação ou até mesmo a remoção das mídias sociais das salas de aula. 
A questão é polêmica e encontrar um meio termo tornou-se um desafio para muitas escolas. 
 
Afinal, como ferramenta educacional, as mídias sociais enriquecem a experiência de aprendizagem,  se bem inseridas no contexto pedagógico; além de permitirem que alunos e professores se conectem e interajam de maneiras novas e engajadas. 
 
Plataformas como Facebook, Twitter e LinkedIn fornecem um ambiente projetado  para promover colaboração e debate entre seus usuários, que podem dialogar, trocar ideias e compartilhar experiências. 
 
Apesar desses benefícios, os críticos alertam que há riscos envolvidos no uso das mídias sociais em sala de aula. Quais são esses riscos? Eles superam o potencial de oportunidade? Entenda a seguir. 

Usar as mídias sociais em sala de aula é produtivo?

Em geral, o uso da tecnologia como ferramenta educacional pode aumentar o engajamento dos alunos com materiais didáticos e aproximar  professores e colegas, se contextualizada nos objetivos pedagógicos do planejamento escolar. 
Alunos mais introspectivos podem adotar o ambiente digital como um lugar de fala para expressar mais confortavelmente suas reflexões e participar ativamente do processo de aprendizagem. 
 
No caso das plataformas de redes sociais,  é  possível,  por exemplo, explorar suas características interativas para desenvolver as habilidades de comunicação dos alunos,  criar grupos de debates e trabalhos, pesquisas e trocas de conteúdos e conhecimento, fóruns de estudo, entre outras iniciativas inovadoras. 
 
E mais: o alcance ilimitado das plataformas pode proporcionar novas formas de investigar o mundo, de vislumbrar à outras culturas e ampliar o conhecimento. 
 
Mas como dito antes,  é importante observar que o uso das mídias sociais em sala de aula podem ter impactos negativos. 

O perigo do Cyberbullying

O perigo existe. Mensagens intimidadoras, palavras ofensivas e atitudes hostis através do uso das tecnologias e canais digitais é uma realidade.  Por isso, estabelecer regras de comportamento no ambiente escolar é o primeiro passo para evitar riscos. 
 
Adotar práticas de CNV – Comunicação Não Violenta, círculos de conversas e outras iniciativas que tenham o objetivo de estimular a autoestima, o respeito e a empatia dentro e fora da sala de aula são excelentes caminhos para promover a compreensão e a colaboração entre os alunos e melhorar a conexão de suas relações.

Leia também: Definição de carreira para estudantes com múltiplos interesses 


 A dica é construir um contexto adequado ao desenvolvimento das aulas para o uso dos ambientes digitais,  apresentando aos alunos o aspecto produtivo e enriquecedor da tecnologia, utilizando-a como uma poderosa aliada da educação.

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