Seja mais rápido e eficaz com a lição de casa em 5 dicas

Seja mais rápido e eficaz com a lição de casa em 5 dicas

A lição de casa (ou para casa, como é chamada em alguns estados do Brasil) tem um papel importante no processo de ensino-aprendizagem, pois entre outros benefícios,  ajuda a consolidar o conhecimento apresentado em sala de aula e a estimular o hábito de estudar diariamente. 
 
No entanto, sabemos que, no geral, os alunos preferem fazer outras coisas com o tempo livre, mas é importante lembrar que a lição de casa é positiva em muitos aspectos: 
 
• Notas melhores; 
• Autonomia e autocontrole; 
• Gerenciamento do tempo; 
• Utilização de recursos pedagógicos; 
• Habilidades de comunicação e raciocínio. 


Tudo isso se traduz em ferramentas  cruciais que ajudarão o aluno a reconhecer oportunidades excepcionais e ter sucesso em sua carreira e na vida. 
 
Leia também:Definição de carreira para estudantes com múltiplos interesses 
 
Abaixo, elaboramos um guia de dicas para você finalizar sua lição de casa rapidamente,  manter-se em dia com as atividades escolares e ficar livre para a diversão! Confira!  


Como terminar sua lição de casa rapidamente:  

Antes de qualquer coisa, tire da frente qualquer tipo de distração. Incluindo os eletrônicos – exceto se ele for essencial para concluir as tarefas. 
 
Além disso, é importante escolher um lugar onde você possa se sentar confortavelmente, ter uma boa iluminação e pouco barulho. Por quê? Essa é a nossa primeira dica:  


1) Melhore seu foco

 
 Manter a concentração enquanto trabalha ou estuda é mais difícil do que parece. Por isso, organize a sua área de estudo paragarantir um bom envolvimento. 
 
Se você gosta de ouvir música enquanto faz a lição de casa, a dica é optar pela música clássica com faixas instrumentais;  esse estilo musical traz conforto para o ambiente sem atrapalhar a concentração. 


2) Cuidado com as notificações sonoras 


 Outro hábito que causa perda de foco é o uso excessivo da tecnologia, como o celular e consoles de jogos. 
 
Para evitar distrações coloque seu gadget no modo foco – assim você consegue fazer pesquisas no Google e usar a internet como ferramenta de estudo.  


3) Organize a lição por etapas e assuntos 
 

Embaralhar todos os assuntos em uma única sessão de estudo pode ser um desperdício de tempo e esforço. 
 
Quer saber como otimizar o seu tempo e fazer a lição de casa mais rápido? Verifique seus prazos e priorize seus tópicos de acordo com sua aptidão – mais difícil primeiro, mais fácil depois. 
 
A partir disso, organize seus horários e termine uma tarefa de cada vez, evitando o cansaço e assimilando melhor todos os conteúdos. 
 

4) Mantenha uma rotina de estudos 
 

Essa dica vai te ajudar a estabelecer o hábito de estudar e fazer a lição de casa sempre em um mesmo horário ou período. 
 
No início, você pode se sentir preguiçoso para completar o processo,  mas  gradualmente a sua mente e corpo ficarão adaptados e bem dispostos a esta rotina. 
 
Lembre-se: a lição de casa ajuda a construir habilidades fundamentais para consolidar o aprendizado durante todas as etapas escolares. 
 

5) Aposte na ajuda externa  

As plataformas digitais como o Google, por exemplo, podem ser grandes aliadas do seu empenho nas tarefas escolares, pois atuam como ferramentas para agilizar e facilitar a busca de informações mais específicas. 
 
Mas lembre-se, não vale usar o famoso CTRL+C / CTRL+V! 
Acesse os conteúdos pesquisados, reflita,  elabore suas próprias ideias e conclusões, se proponha a compreender e assimilar o conhecimento de forma produtiva. 
 

Cursos adicionais  

Você também pode apostar em aprendizados extras, que  aprofundam o conteúdo e  ampliam o entendimento,  auxiliando na performance de tempo gasto na resolução das tarefas. 
 
Uma boa opção são os cursos online sobre áreas ou temas específicos. Plataformas como Udemy, Senai/SESI, entre outros, permitem mergulhar em um determinado tópico de forma simples e rápida. 
 
Para alunos do Ensino Médio que estão se preparando para os processos seletivos de entrada na Universidade,  o curso Go UP do Colégio Integração entrega conteúdos complementares e específicos dos 4 itinerários formativos da grade do Novo Ensino Médio. 
 
Através dele, o aluno (do Integração e de outras instituições) pode focar em sua área de interesse profissional e otimizar seu plano de estudo. E mais: o Go Up inclui um conjunto de disciplinas inovadoras que preparam o aluno para além da Universidade, contribuindo com a sua formação também no aspecto da cidadania, do empreendedorismo,  da autonomia financeira, do bem estar e da sua relação com o mundo. 
 
 
FALE COM O INTEGRAÇÃO E SAIBA MAIS SOBRE O GO UP! 

Faça o primeiro comentário a "Seja mais rápido e eficaz com a lição de casa em 5 dicas"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*