Garantir a educação financeira desde cedo pode fazer toda a diferença no futuro das crianças.
Saber administrar o dinheiro de forma eficaz, saudável e consciente é uma habilidade vital para a vida, podendo influir positivamente no comportamento de consumo de uma criança e na sua segurança financeira quando adulto.
Por isso preparamos este artigo: vamos discutir os principais motivos pelos quais as crianças precisam ter contato com a educação financeira.
Desde aprender a construir bons hábitos na hora de poupar e investir, até dominar a arte de pesquisar e negociar, preparar as crianças para decisões financeiras inteligentes é um dos objetivos do Colégio Integração.
O conhecimento e as ferramentas que precisam para se tornarem adultos independentes, com hábitos financeiros sólidos e prontas para um futuro altamente promissor já fazem parte do planejamento pedagógico da escola; e contam com iniciativas de vanguarda inseridas em disciplinas inovadoras que compõem a nossa grade curricular.
A hora da educação financeira é agora
Há tempos discute-se a importância de ensinar questões financeiras às crianças.
Atualmente já há um consenso sobre a necessidade de mostrar como o bom ou mau uso dinheiro impacta nossas vidas. Especialmente se considerarmos o mundo complexo em que vivemos nos dias de hoje.
Alguns argumentam que a educação financeira desde cedo é um tipo de conhecimento muito avançado para o entendimento das crianças mais novas.
Por outro lado, há aqueles que acreditam que a educação financeira apropriada a cada etapa escolar ensina conceitos básicos que permitem às crianças desenvolver uma relação saudável e produtiva com o dinheiro.
Educação financeira desde cedo: como isso pode ajudar?
Cada aspecto da vida de uma pessoa é afetado pela compreensão de sua relação com o dinheiro.
A falta de uma reflexão sobre o uso do dinheiro pode levar a maus hábitos de gastos desnecessários e endividamento excessivo. E reverter maus hábitos financeiros é mais desafiador do que cultivar bons hábitos.
Construção de hábitos financeiros saudáveis
Quando as crianças aprendem desde cedo a valorizar o dinheiro, a planejar e a tomar decisões conscientes sobre suas finanças, elas desenvolvem hábitos financeiros responsáveis que as tornam independentes e produtivas.
Desenvolvimento de habilidades empreendedoras
A educação financeira que oferecemos no Integração não se limita apenas ao aspecto de economizar ou poupar, mas também envolve a capacidade de investir e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras.
Isso permite que os alunos tenham uma mentalidade inovadora, criativa e realizadora, preparando-os para interagir no mundo atual, tão desafiador e volátil.
Leia também: Empreendedorismo para crianças: por que começar já?
Estímulo ao pensamento analítico e solução de problemas
A educação financeira envolve o raciocínio abstrato e a análise de contextos financeiros para a busca de soluções responsáveis.
Essa prática ativa o pensamento analítico e ajuda os alunos a explorarem ideias e soluções “fora da caixa”, uma potencialidade essencial em qualquer profissão.
A contribuição da escola na educação financeira
Um bom exemplo de educação financeira inserida no contexto pedagógico, é o projeto Garage 21: uma disciplina inovadora e inspiradora, que desempenha um papel fundamental nesse processo.
No Garage 21, os alunos têm aulas diversificadas que desenvolvem habilidades técnicas e emocionais relevantes para a formação de um cidadão consciente de seu papel profissional na área que escolher.
Leia também: A importância do aprendizado social e emocional na escola
Por meio de conteúdos sobre economia, finanças, empreendedorismo, saúde e bem-estar, tecnologia entre outros, o Garage 21 prepara os alunos para administrar desafios financeiros de forma consciente não só a partir de conteúdos teóricos, mas também com vivências e simulações reais projetadas em um ambiente estimulante, inspirador e com uma abordagem leve e participativa.
Agende uma visita e conheça nossos 5mil m2 de infraestrutura, recursos e proposta pedagógica. Temos o que o futuro do seu filho precisa desde já!
Mais informações: 13 3569-8100
Faça o primeiro comentário a "A importância da educação financeira desde cedo: como se relacionar com o dinheiro de forma saudável e consciente na infância e adolescência"