Ansiedade Infantil: o que os pais e a escola podem fazer

Ansiedade Infantil: o que os pais e a escola podem fazer

A ansiedade infantil é uma condição emocional que afeta muitas crianças.

As crianças podem se sentir ansiosas por diferentes motivos e em diversas idades e muitas dessas preocupações são uma parte normal do crescimento.

Se você está lidando com esta questão ou quer obter dicas para compreender melhor os contextos da ansiedade, este artigo pode te ajudar.

Aqui abordaremos o que é a ansiedade infantil, além de mostrar como a escola pode ser uma poderosa aliada para minimizá-la. Então vamos lá!

O que é a ansiedade infantil

A ansiedade infantil é um estado de preocupação intensa, insegurança ou medo que afeta as crianças.

Pode se manifestar de várias formas, como medo excessivo de separação, medo de situações sociais, preocupações com desempenho escolar ou esportivo, insegurança diante de novidades, entre outros sintomas.

É importante lembrar que a ansiedade infantil é normal até certo ponto. Mas quando se torna excessivo e interfere no dia a dia da criança, pode ser necessário buscar apoio psicológico profissional e intervenção adequada.

Quando a ansiedade se torna um problema para as crianças?

A ansiedade se torna um problema para as crianças quando começa a atrapalhar seu dia a dia.

Se você entrar em qualquer sala de aula durante uma prova ou atividade importante, provavelmente todas as crianças estarão com algum nível de ansiedade. Porém, algumas poderão ficar
tão ansiosas que não conseguirão realizar a atividade ou nem mesmo chegar à escola com medo de vivenciar a experiência.

Leia também: A importância do ‎aprendizado social e emocional ‎na escola

Um quadro de ansiedade severa, como nesse exemplo, pode prejudicar o bem-estar mental e emocional da criança, afetando sua autoestima e confiança.

Com isso, ela pode ficar retraída e empregar grandes esforços para evitar situações que os coloquem nessa  condição.

Quais são os sinais de ansiedade infantil?

Quando as crianças pequenas se sentem ansiosas, nem sempre conseguem compreender ou expressar o que estão sentindo. Você pode notar que eles:

  • Tornam-se chorosos, apresentam irritabilidade ou não se separam de um adulto de sua confiança
  • Têm dificuldade para dormir
  • Acordam à noite
  • Podem ter sonhos ruins

Já no caso de crianças mais velhas, é possível notar que elas apresentam:

  • Falta de confiança para experimentar coisas novas
  • Apresentam incapacidade de enfrentar desafios simples e cotidianos
  • Mostram dificuldade para se concentrar
  •  Podem ter problemas para dormir ou comer
  • Têm explosões de raiva
  • Podem desenvolver pensamentos negativos
  • Começam a evitar atividades cotidianas, como ver amigos, sair em público ou ir à escola

Dicas para minimizar a ansiedade infantil

Se uma criança está experimentando ansiedade, há coisas que os pais e cuidadores podem fazer para ajudar.

Em primeiro lugar, é importante conversar com seu filho sobre sua ansiedade ou preocupações. Tranquilize-os e mostre-lhes que você entende como eles se sentem.

Caso a criança já tenha idade suficiente, explicar o que é a ansiedade e os efeitos físicos que ela tem em nossos corpos pode ajudar. Além disso, pode ser útil descrever a ansiedade como sendo como uma onda que se acumula e depois desaparece novamente.

Além de conversar com seu filho sobre suas preocupações e ansiedade, é importante ajudá-lo a encontrar soluções, além de adotar as seguintes táticas:

Estabelecer uma rotina estável

As crianças se sentem mais seguras e confiantes quando têm uma rotina estruturada. Por isso, estabeleça horários regulares para dormir, comer e estudar, proporcionando previsibilidade e segurança.

Criar um ambiente acolhedor

Garanta um ambiente familiar e escolar acolhedor, onde a criança se sinta segura para expressar seus sentimentos e preocupações. O apoio emocional e o incentivo são fundamentais para evitar a ansiedade infantil.

Saiba mais: Como fazer seu filho se sentir acolhido?

Estimular a comunicação

Incentivar a criança a falar sobre seus medos e preocupações pode afastar o risco de ansiedade infantil.

Por isso, seja um bom ouvinte, mostre empatia e ofereça o acolhimento adequado para ajudá-la a enfrentar seus desafios.

 

Dicas para lidar com as crises de ansiedade

Nem sempre as dicas anteriores geram o resultado esperado, principalmente no curto prazo. Então é aí que pode surgir uma crise de ansiedade infantil. Nestes casos, vale seguir estas dicas:

Respiração

Ensine a criança técnicas de respiração profunda para acalmar o corpo e a mente durante uma crise de ansiedade. Respire junto com ela para demonstrar como fazer.

“Quebrar” a ansiedade

Experimente quebrar a ansiedade usando uma escala de sensações, ajudando a criança a identificar quais aspectos ela tem mais medo e quais acha mais fácil tolerar.

Muitas crianças adoram um desafio, então você pode transformar o momento em um jogo onde ela está tentando avançar fases para “vencer o adversário”.

Distratições e atividades relaxantes

Apresente distrações positivas e produtivas, como jogos, música, desenhos, brinquedos e atividades sensoriais. Elas irão ajudar a criança a desviar o foco da ansiedade se sentir mais confiante.

Como o Colégio Integração participa do desenvolvimento emocional de seus alunos

O Integração vai sempre além e elabora conteúdos e vivências diferenciadas para promover o bem-estar emocional e social de seus alunos em todas as etapas escolares.

Começando pelo LIV, o bem sucedido Laboratório de Inteligência de Vida que  desenvolve as habilidades sócio emocionais no ambiente escolar e prepara o aluno-indivíduo para enfrentar seus desafios diários e conflitos ao longo da vivência escolar e da vida em si.
E não para por aí!

O Clube de Férias do Integração também promove atividades lúdicas, artísticas e esportivas, desempenhando um importante papel na continuidade do desenvolvimento das capacidades e potencialidades individuais e coletivas.

Relacionado: Importância do curso de férias para as crianças

Trata-se de um ambiente seguro e divertido para os alunos explorarem suas habilidades e interagirem com os colegas.

Iniciativas assim fortalecem os vínculos  e constroem um ambiente escolar acolhedor, que promove a saúde mental e o desenvolvimento emocional das crianças.

Agende uma visita e faça uma tour pelos 5mil m2 do Integração.  Nestas férias, o Clube de Férias do Integração se inspirou no tema do filme “UP: Altas Aventuras”, com programações semanais para crianças de 2 a 12 anos (alunos e não alunos).

Tem muita brincadeira esperando a criançada até 28 de julho/23!!
Mais informações: 13 3569.8100

Faça o primeiro comentário a "Ansiedade Infantil: o que os pais e a escola podem fazer"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*