A música e seus benefícios no processo educacional

A música e seus benefícios no processo educacional

O conceito de música como um remédio para a mente e o corpo é bastante antigo.

A música é uma expressão artística universal e tão antiga quanto o próprio homo sapiens. Ao longo da história, têm sido estudados e comprovados os benefícios da música para a mente e até mesmo o corpo. 

Esse efeito terapêutico e cognitivo inclui as crianças e os adolescentes. Aliás, para eles seus benefícios são ainda mais importantes, pois ajudam a manter a tranquilidade e o bem-estar, favorecem a coordenação motora, contribuem para baixar o nível de estresse, entre muitos outros. 

A participação da música dentro do processo educacional é muito antiga. Na Grécia Antiga ela já era ensinada e tinha tanta importância quanto a Filosofia e a Matemática.  

A expressão musical contribui para desenvolver as habilidades linguísticas do aluno, juntamente com outras aptidões como a capacidade de se expressar, a coordenação motora e a Inteligência. Além disso, as características musicais do ritmo, do timbre e da melodia ajudam a criança a se relacionar e a trabalhar sua socialização, alfabetização e criatividade. 

Nesse contexto, trabalhar a musicalização desde cedo atua para ampliar a sensibilização e os conhecimentos musicais da criança. Fatores que na sequência das fases do aprendizado serão muito importantes para desenvolver outras áreas já faladas anteriormente. Independentemente da habilidade ou do gosto da criança em seguir a arte da música, o seu ensinamento é altamente benéfico. 

Mas não é só isso (ou tudo isso). A música também permite desenvolver a inteligência emocional da criança e melhora sua autoestima, afinal as crianças se apresentam tocando instrumentos e essa atividade faz bem para elas.  

No Colégio Integração, a música está presente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Aulas que ensinam, divertem, estimulam os alunos a tocarem instrumentos e a cantarem também. 

Faça o primeiro comentário a "A música e seus benefícios no processo educacional"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*