Como desenvolver a criatividade em crianças e adolescentes

Como desenvolver a criatividade em crianças e adolescentes

Desenvolver a criatividade em crianças e adolescentes tem sido fundamental nestes tempos nos quais a ordem é ter pensamento fora da caixa, flexibilidade mental para resolução de problemas e muita adaptabilidade.

Veja nesta matéria quais mecanismos podem ser utilizados para que os estudantes continuem a desenvolver continuamente esse pilar socioemocional.

 

Toda criança nasce com criatividade?

Uma das definições de criatividade aponta para as características de quem tem “inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc.”

Outra explicação mais antiga (Torrance, 1965) aponta que “criatividade é o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados”.

Segundo um relatório do governo do Reino Unido sobre alfabetização, 98% das crianças entre 3 e 4 anos têm uma imensa capacidade de pensar de maneira não linear e de forma divergente dos outros, ou seja, criativa. Porém, à medida que o tempo passa, essa capacidade pode se perder, quando as crianças e adolescentes tentam se encaixar em padrões coletivos.

No entanto, quando são estimulados continuamente à criatividade, conduzem suas próprias descobertas e se permitem identificar inúmeras possibilidades nas mais variadas questões acadêmicas e da vida.

Neste cenário de mudanças rápidas e uso intenso da tecnologia, esse processo de fomento da criatividade passa a ser imprescindível para que os estudantes desenvolvam as mais diversas habilidades socioemocionais que serão importantes em seu futuro.

Além disso, segundo um estudo de 2016 realizado com jovens adultos, exercitar a criatividade diariamente é uma iniciativa que está intimamente ligada à sensação de bem-estar.

 

Criatividade começa a ser desenvolvida em casa

Como se percebe pelo relatório do Reino Unido, praticamente toda criança nasce com criatividade, porém, são os processos da vida que podem promover uma perda dessa habilidade. Portanto, o primeiro ambiente que vai estimular a criatividade nas crianças é o próprio lar.

As brincadeiras e jogos terão papel de destaque nesse processo de desenvolvimento da criatividade na infância, como os quebra-cabeças, desenhar e pintar, blocos de montar e massinhas, jogos de memória, cubo mágico, cartas e bolas, caça-tesouros, entre outros. Confira também brincadeiras que estimulam a concentração!

Todas essas atividades estimulam o exercício do raciocínio, desenvolvem foco e concentração, dão noções espaciais e muitas dessas brincadeiras também estimulam a coordenação motora e equilíbrio.

Ler para os filhos(as) também incentiva o interesse por esse hábito e os incentiva a serem criativos, porque vai aprimorar a imaginação e o desenvolvimento da interpretação, mas também será essencial no processo de alfabetização.

Durante o isolamento social, inclusive, a leitura foi a principal atividade entre jovens e crianças que não incluiu o uso de telas.

Segundo um outro relatório do Reino Unido sobre alfabetização, esteve entre as atividades consideradas uma das mais prazerosas por esse público. Foi nas páginas das aventuras, ficção e fantasia que encontraram alegria, prazer e refúgio para passar pelo período de confinamento, preservando a saúde mental e o bem-estar.

 

Como os pais podem ajudar a desenvolver a criatividade?

Para estimular a criatividade nos filhos(as), a família pode apresentar a eles formas de desenvolver a imaginação que é própria das crianças, oferecendo materiais que os incentive a criar, como ferramentas e peças, além de ajudá-los a compartilhar suas ideias e promover a colaboração já em família.

O ambiente em casa também deve ser estimulante, as crianças e adolescentes devem ser apresentados a lugares interessantes e novas culturas, que despertem a curiosidade pelo saber, e sejam impelidos a fazer perguntas sempre.

Todo esse processo que começa em casa é parte fundamental do desenvolvimento cognitivo da criança, porém, também é um estímulo às diversas habilidades socioemocionais ao longo da vida.

 

Como o Integração trabalha a criatividade dos estudantes?

A criatividade está dentro do Colégio Integração, e é uma das habilidades desenvolvidas não só nas aulas de aprendizagem socioemocional, mas também em vários processos e aspectos dentro do Colégio, como as aulas eletivas e o ambiente estimulante, que eleva a energia dos estudantes.

No entanto, um ponto importante dentro do processo pedagógico do Colégio é que a criatividade esteja associada à capacidade de autonomia, execução e características únicas de cada estudante, que concede a ele pensamento divergente e importante dentro do processo coletivo.

Outro aspecto que merece destaque é que a criatividade dos estudantes é estimulada no Colégio também ligada à persistência, que vai ajudá-los no desenvolvimento da resiliência, ampliando a sua capacidade de tolerar frustrações e estresses, exatamente como eles vão se deparar com os desafios ao longo da vida.

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