Como elogiar os filhos de maneira saudável e encorajadora?

Como elogiar os filhos de maneira saudável e encorajadora?

O elogio e encorajamento trazem benefícios significativos na vida de uma criança em formação, afinal as experiências vividas na infância vão moldar a personalidade dela. Por isso, quando a criança recebe elogios na hora certa passa a se valorizar e até descobrir quais são seus pontos fortes. 

Mas é importante enaltecê-la de forma adequada, não fazendo comparações, mostrando a importância da persistência e não elogiando o tempo todo, pois essas atitudes começariam a ficar vazias e não trariam benefício algum para o pequeno. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar você a incentivar e motivar seu filho de forma saudável. 

 

Elogie com sinceridade e de acordo com o que foi feito 

Atividades como concluir a lição de casa, terminar toda a refeição ou lavar o prato, não necessariamente precisam de elogios efusivos. Basta um “muito obrigado” para que o elogio seja valorizado por seu filho. 

Crianças quando percebem que tudo que fazem é muito elogiado, têm a impressão que não é preciso muito esforço, desmotivandose a seguir tentando. E é importante que todos os elogios sejam sinceros, pois fazem parte do vínculo de confiança com o adulto. 

 

Elogie além da inteligência e talento 

O esforço do seu filho também é um fator importante e muitas vezes tendemos a dizer “Como você é inteligente” quando executam bem uma tarefa escolar.  

Porém, é importante também reconhecer o esforço ao desenvolver tarefas mais desafiadoras. Com os elogios frequentes sobre o talento, seu filho tende a sempre entregar um bom resultado no que já é fácil para receber um comentário positivo.  

Por isso, direcione comentários positivos ao esforço e à construção, sempre reconhecendo o empenho de buscar novos aprendizados. Com isso, eles compreendem a importância da dedicação e da persistência. 

 

Comemore suas conquistas 

Ganhar ou perder é apenas uma consequência, por isso é importante focar a atenção do seu filho mais no processo de conquista do que apenas nos resultados.  

Elogiar apenas nos resultados podem gerar ansiedade nas próximas vezes em que ele se envolver em alguma atividade, como a prática de esportes, por exemplo, pois desejará atender àquela expectativa de vitória. Por outro lado, fazer um comentário positivo sobre o processo e o desenvolver naquela atividade trazem maior motivação e menos cobrança. 

O importante é saber que ao elogiar seu pequeno, você também entra no processo no qual conhece melhor ele, criando um laço de confiança. E um dos melhores presentes que podemos dar a nossos filhos é uma maneira saudável de elogiar. 

 

Faça o primeiro comentário a "Como elogiar os filhos de maneira saudável e encorajadora?"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*