Aprendendo Matemática brincando

Aprendendo Matemática brincando

Um estudo feito pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), revelou dados interessantes sobre o ensino da Matemática. Os níveis de aprendizado adequado dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental passaram de 23,7% para 48,9% em dez anos.  

Segundo o estudo, uma das causas para o crescimento desses índices envolve o ensino da Matemática desde a Educação Infantil. O que contribuiu para o desenvolvimento das habilidades essenciais para os próximos anos escolares.

Na primeira infância, o ensino da Matemática deve ser feito de forma lúdica, com jogos e brincadeiras. É uma forma eficaz de passar conhecimento e, ao mesmo tempo, manter a criança motivada.

 

A importância do lúdico no processo de aprendizagem infantil

Nesse ponto convém relembrar o papel preponderante da Educação Infantil para o desenvolvimento acadêmico das crianças. É aqui, afinal, que tudo começa: o gosto pelo estudo, o prazer de descobrir, o despertar da curiosidade pelo conhecimento.

Um processo onde o lúdico ganha papel de destaque, como uma ferramenta que permite ensinar com leveza e entretenimento. Além disso, através das atividades lúdicas, as crianças trabalham a socialização, o respeito às regras e autoconhecimento.

Especificamente no ensino da Matemática, o lúdico aparece através, principalmente dos jogos, facilitando o uso da concentração e do raciocínio lógico.  

Ao utilizar os jogos, o professor oferece a oportunidade de o aluno solucionar desafios com os números de maneira divertida e atraente, sendo a criança a protagonista do processo de aprendizagem.  

Exemplos não faltam: jogos de tabuleiro, dominó, jogo da memória são alguns deles. Outros envolvem as brincadeiras também, ampliando o leque do aprendizado da Matemática: amarelinha, corda, mímicas e muitos outros que estimulam o estudo das formas geométricas, dos tamanhos, da organização quantitativa das cores e formas, e assim por diante.  

A realização pode ser feita individualmente ou em grupo, dentro da sala de aula ou no pátio da escola, sempre sob a orientação e supervisão do professor, para manter o nível de motivação da turma e para uma melhor avaliação de cada aluno. 

No Colégio Integração, a Matemática marca presença durante toda a vida escolar, especialmente na primeira infância. É uma preparação motivadora e divertida que promove e desperto na criança desde cedo o gosto pelos números. 

Faça o primeiro comentário a "Aprendendo Matemática brincando"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*