Cuidados e medidas para o retorno às aulas presenciais

Cuidados e medidas para o retorno às aulas presenciais

Com a passagem de muitas regiões para a fase verde do Plano São Paulo, de retomada da economia, as regras da quarentena se tornaram mais flexíveis, incluindo o aumento da ocupação das escolas para até 70% dos alunos. Dessa forma, as instituições de ensino, que há algum tempo têm se preparado para receber os alunos, estão reabrindo suas portas para o retorno das aulas presenciais. No entanto, não é um processo simples. 

 

Em primeiro lugar, é preciso compreender que não se trata apenas de reabrir as portas. A pandemia e, consequentemente, a quarentena, produziram profundas mudanças na rotina e no comportamento das pessoas em geral. Tantas transformações também abalaram psicologicamente as crianças e jovens. Um dos maiores impactos diz respeito ao próprio receio deles e de seus familiares contraírem o vírus da COVID-19. 

Nesse cenário, o papel da escola na retomada das aulas presenciais ganha ainda mais importância, pois apessoas que entraram na quarentena não serão as mesmas que sairão dela. Mas, como acolher os alunos nesse momento tão peculiar e desafiador? 

Naturalmente, escola já tem o papel de promover o acolhimento, ajudando os estudantes principalmente da Educação Básica a lidarem com os próprios sentimentos. Porém, o momento atípico que estamos vivendo exige um trabalho ainda maior, pois as crianças chegarão com o seu emocional abalado depois de tanto tempo sem frequentar o ambiente escolar. Veja algumas medidas importantes: 

 

Dar atenção especial à segurança e saúde 

Além de espaço de conforto emocional, a escola deve dar uma atenção especial à segurança e à saúde dos alunos, para que eles sintam-se protegidos e reduzam o receio de frequentar a escola. 

 

Atender aos protocolos de medidas sanitárias é fundamental, considerando pontos importantes, tais como: 

  • Sinalizar distanciamento entre pessoas de pelo menos 1,5 m; 
  • Higienizaas dependências; 
  • Manter os ambientes arejados; 
  • Disponibilizar álcool em gel 70%; 
  • Incentivar a higienização constante das mãos; 
  • Sanitizar calçados; 
  • Promover a adoção de materiais individuais;
  • Promover o uso obrigatório e troca de máscara;
  • Orientar famílias; 
  • Medir a temperatura de alunos e funcionários; 
  • Afastar pessoas do grupo de risco; 

 

Ouvir e compreender. 

Nesse momento desafiador, ouvir as pessoas é uma importante atitude da escola e dos educadores. Todos, professores, gestores e funcionários devem se mostrar à disposição dos alunos, tanto durante as aulas presenciais quanto fora delas, caso eles tenham alguma queixa ou insegurança. 

Essa atitude ajuda também a compreender o que o aluno está passando e como ajudá-lo melhor, em diversos assuntos como o medo de contrair a doença, o tempo longe dos colegas e até mesmo alguma dificuldade específica de aprendizado. 

 

Promover o diálogo através de rodas de conversa. 

Além de ouvir individualmente o alunoo processo de acolhimento pode promover momentos de rodas de conversa onde as crianças e jovens têm a oportunidade de falar e escutar experiências e sentimentos relacionados à quarentena e outros assuntos. É uma forma também de proporcionar união na volta às aulas presenciais. 

 

Manter e reforçar a relação com os pais. 

No período do acolhimento, os pais e a escola devem estar ainda mais unidos. Por isso é imprescindível para a instituição de ensino manter um bom relacionamento com os familiares de seus alunos. 

Além disso, os pais também podem precisar de algum auxílio em relação à sua segurança e de seus filhos. Por isso, informações frequentes sobre as crianças e comunicação próxima são essenciais.  

Lembre-se que os sentimentos e aflições dos pais, muitas vezes, são passados para os filhos. Então, para que as crianças fiquem mais tranquilas, os pais precisam estar amparados. 

O Colégio Integração seguiu todos os protocolos e está bem preparado para receber seus alunos com muito carinho, alegria e total segurança. Mais um desafio de ação, superação e muita integração. 

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