Conheça os benefícios da leitura para crianças

Conheça os benefícios da leitura para crianças

Com o avanço da pandemia, os benefícios da leitura para as crianças ficaram em ainda mais evidência.

Isso porque a leitura nos permite ser transportados do nosso próprio mundo para outro. Entre as páginas de um livro, podemos ficar imersos na vida de personagens fictícios e aprender sobre uma cultura totalmente diferente da nossa.

Além disso, também podemos aprender novas palavras e frases, experimentar uma gama de emoções e adquirir habilidades e conhecimentos.

Ou seja: a leitura foi uma excelente forma de escape para muitas crianças – e até adultos – durante os períodos de isolamento. Especialmente quando o cansaço das telas tomou conta.

Mais do que isso: a leitura tem um amplo potencial de aprendizagem. Vários estudos têm destacado os benefícios da leitura para as crianças.

Por isso, garantir que a leitura seja uma parte fundamental do cotidiano das crianças é essencial.

Para ajudar nessa missão, trouxemos aqui mais informações sobre por que isso é tão importante. Além de fornecer algumas dicas que podem ser usadas dentro e fora da sala de aula.

 

Quais são os benefícios da leitura para crianças?

A importância da leitura para as crianças não pode ser subestimada, pois pode:

  • Otimizar a educação da criança,
  • Ampliar o desenvolvimento social e cognitivo,
  • Garantir mais bem-estar,
  • Favorecer sua saúde mental.

Especialistas afirmam que um dos efeitos da leitura está nas habilidades posteriores à alfabetização. Pois ela facilita a interação social entre adultos e crianças.

Assim como incentiva os alunos a se envolverem com o mundo ao seu redor. Além disso, a leitura pode ser uma “fonte estável de informação” ao longo da vida de uma criança.

Essa estabilidade permite que eles acessem a leitura de forma constante. Algo que pode ser especialmente benéfico para crianças que crescem em circunstâncias desafiadoras.

Mas existem ainda uma série de outros benefícios da leitura para as crianças, incluindo:

Desenvolvimento cognitivo assistido

O desenvolvimento cognitivo refere-se à forma como percebemos e pensamos sobre nosso mundo em referência à:

  • Inteligência,
  • Raciocínio,
  • Desenvolvimento de linguagem,
  • Processamento de informações.

Por isso, começar lendo para as crianças permite que elas adquiram uma compreensão profunda sobre seu mundo.

Esse é um dos grandes benefícios da leitura para crianças. Pois eles usam esse conhecimento adquirido para dar sentido ao que veem, ouvem e leem. Então isso contribui para o desenvolvimento cognitivo já na primeira infância.

Futuramente, quando puderem ler por conta própria, estes momentos ajudarão a criar boas associações entre o hábito e seus benefícios.

Ensinamentos sobre a importância da empatia

Quando lemos um livro, nos colocamos na história à nossa frente. Isso nos permite desenvolver a empatia à medida que experimentamos a vida de outros personagens.

Assim podemos identificar-nos com o que eles estão sentindo. As crianças podem, então, usar essa compreensão para ter empatia no mundo real com outras pessoas.

Além disso, as crianças terão uma maior compreensão de suas emoções e as dos outros. O que impacta positivamente seu desenvolvimento social.

Ganho de uma compreensão mais profunda

Um livro pode nos levar a qualquer lugar: para outra cidade, para um país diferente, ou mesmo para um mundo alternativo.

Então entre os benefícios da leitura para crianças, está o aprendizado sobre pessoas, lugares e eventos que ela talvez não pudesse aprender de outra forma.

Isso dá às crianças uma compreensão mais profunda do mundo ao seu redor e culturas diferentes das suas.

Construção de relações mais fortes

Se um responsável lê para uma criança regularmente, isso ajuda a desenvolver uma relação mais forte entre eles.

Afinal, a leitura proporciona aos pais ou responsáveis a oportunidade de ter um evento regular e compartilhado que tanto os pais quanto os filhos podem esperar.

Além disso, garante aos alunos sentimentos como atenção, afeto e tranquilidade. Valores essenciais para garantir autoestima e bem-estar para as crianças

 

Benefícios da leitura para crianças como cidadãos no futuro

A leitura é um hábito que vai além da infância, pois impacta uma série de questões que vão além do aspecto educativo. Como já abordamos aqui, a leitura proporciona também vantagens socioemocionais.

Isso pode ser fator determinante para uma série de questões da vida adulta. Especialmente quando falamos sobre a entrada no mercado de trabalho. Entenda melhor como isso funciona:

Vocabulário mais extenso

Entre os benefícios da leitura para crianças está a possibilidade de conhecer uma série de novos vocabulários e frases.

Alguns deles que talvez não tivessem se apresentado em outro contexto. Por isso, a leitura permite que os alunos aprendam novas palavras todos os dias.

Isso é essencial para as relações interpessoais, na hora de expor ideias em um trabalho de equipe ou no exercício de uma liderança.

Maior concentração

A leitura regular e consistente pode ajudar a melhorar as habilidades de concentração de uma criança.

Além disso, ajudará o aluno a aprender a ficar quieto e ouvir por longos períodos de tempo. Algo que certamente irá beneficiá-los em sua fase acadêmica e durante sua carreira profissional.

Pois a concentração também é essencial durante a vida adulta. Especialmente frente à pressão cada vez maior por produtividade no ambiente de trabalho.

Níveis mais altos de criatividade e imaginação

Entre os benefícios da leitura para crianças está o estímulo à imaginação.

Afinal, precisamos deste recurso para imaginar personagens, visualizando suas configurações e ambiente. Além de adivinhar o que está por vir.

Devemos usar nossa imaginação se quisermos aprender sobre outras pessoas, lugares, eventos e tempos.

Por sua vez, essa imaginação desenvolvida leva a uma maior criatividade à medida que os alunos usam as ideias em suas cabeças para elaborar suas opiniões, projetos e ideias.

 

Colégio Integração e o incentivo à leitura

O Colégio Integração, referência em ensino na Baixada Santista, é um grande entusiasta dos benefícios da leitura para crianças.

Uma de suas iniciativas é a Feira do Livro, que ocorre periodicamente. Mas o Integração promove ainda uma série de outras atividades em prol do desenvolvimento de seus alunos.

Por isso, siga a gente no Instagram e fique por dentro de tudo!

Faça o primeiro comentário a "Conheça os benefícios da leitura para crianças"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*