O período de adaptação em uma nova escola pode ser um desafio para crianças, pais e responsáveis.
Pois mudar-se para uma nova escola nunca é fácil para seus filhos, pois eles têm que começar muitas coisas de novo. Desde fazer novos amigos até conhecer novos professores. Tudo isso levará algum tempo para ser ajustado.
Para os pais e responsáveis, pode ser difícil criar uma nova rotina, além de lidar com a frustração e as angústias de seus filhos no período.
Mas uma abordagem positiva e uma atitude equilibrada pode ajudar todos a adaptar-se bem a uma nova escola mais facilmente.
Embora os adultos queiram muito que esse processo seja rápido e fácil, ele não é automático. Por isso pode levar algumas semanas, meses ou até mesmo um ano acadêmico inteiro – dependendo de cada criança.
Em muitos casos, o que torna isso mais difícil é a dificuldade de ter que:
- Fazer novos amigos
- Conhecer novos professores
- Se encaixar em uma nova escola
- Encontrar o caminho através de um novo ambiente.
Então aqui estão algumas sugestões para ajudar seu filho na adaptação em uma nova escola:
Crie uma rotina com um bom equilíbrio entre a vida escolar e a vida pessoal
Os alunos podem se sentir compelidos a priorizar a escola em detrimento de outros aspectos, como a recreação.
No entanto, não ter tempo para si mesmo pode afetar seu bem-estar e atrapalhar a adaptação em uma nova escola.
Leia também: Como escolher qual a melhor escola para seu filho?
Então encontrar um equilíbrio saudável entre a vida escolar e a vida pessoal é importante para o seu sucesso acadêmico e saúde mental.
Por isso vale a pena tirar um tempo para criar uma rotina que integre todos os aspectos da sua vida.
Converse com seu filho neste momento de adaptação em uma nova escola
Ir para uma nova escola pode fazer com que uma criança se sinta nervosa. Mas você pode deixá-la mais confortável falando sobre seus sentimentos.
Se ela sente falta de seus velhos amigos, ajude-a a conhecer outras crianças.
Você pode organizar lanches e encontros em casa alguns dias antes do início das aulas ou ainda nas primeiras semanas. Desta forma, quando ele ou ela vai para uma nova escola, terá alguns rostos familiares ao redor.
Além disso, é importante que eles ouçam palavras tranquilizadoras de sua parte, como pais ou responsáveis. Diga-lhes que eles vão ter um ótimo ano letivo e, antes que eles percebam, não se sentirão mais como o “diferente” na escola.
Leve-os para a escola sempre que puder
Se possível, vá com seu filho para a escola. Isso oferece uma grande oportunidade de conhecer seus professores, bem como adicionar um sentimento de segurança.
Assim você pode pedir ao professor que delegue um amigo de sua sala para ajudá-lo a transitar e se enturmar neste momento de adaptação em uma nova escola. Eventualmente, isso os ajuda a relaxar.
Converse com os professores
Afinal, os professores são as melhores pessoas para falar sobre os problemas que seu filho está enfrentando.
Então você pode falar abertamente sobre o comportamento do seu filho, os pontos positivos e os negativos da criança para que o professor possa lidar com todos os problemas.
Além disso, os professores também podem orientar como ajudar seu filho em casa. Afinal, eles ajudaram muitas crianças a se adaptarem à nova escola.
Envolva-se ativamente na adaptação em uma nova escola
Quando criança, não há nada tão reconfortante quanto saber que seus pais estarão com você o tempo todo.
Inclusive, uma das coisas que aumentam a autoestima e a confiança das crianças é saber que seus pais estão preocupados com seu desenvolvimento.
É claro que você não estará sentado com eles durante as aulas. Mas pode assegurar-lhes que estará ao seu alcance a qualquer momento.
Incentive o envolvimento em atividades extracurriculares
Algumas crianças simplesmente se saem melhor com a interação social fora da sala de aula. Então envolvê-los em atividades extracurriculares pode ajudar a combater o medo de se encaixar e aliviá-los.
Além disso, pode ser uma boa oportunidade de ajudar a criar novas amizades e ajudá-los a se sentirem parte de sua nova família.
Evite comparações
Talvez seu filho esteja sentindo falta de sua antiga escola e amigos. Ou tenha tido uma experiência ruim em sua escola anterior.
Seja qual for o problema, fazer comparações não levará a nada produtivo. Por isso, aponte aspectos e diferenciais positivos – o Integração, por exemplo, tem ambientes instagramáveis, aula de cheerleaders e um novo estúdio de Podcast!
Procurando as melhores escolas na Baixada Santista? Então conheça o Integração!
Se você está procurando as melhores escolas na região, visite o Colégio Integração, aqui em São Vicente.
Nós, do Integração, acreditamos no desenvolvimento holístico dos alunos e, assim, alcançamos um equilíbrio entre a aprendizagem acadêmica e as atividades co-curriculares.
Além da base convencional, só o Integração oferece algumas matérias exclusivas na região – como Garage / Garaginha 21 e o LIV – Laboratório de Inteligência de Vida. Todas baseadas em vivências teóricas e práticas sobre Liderança, Gestão, Empreendedorismo, Tecnologia, Meio Ambiente, Bem-Estar e muito mais.
Suas instalações de mais de 5 mil m² permitem que o Integração ofereça diversos ambientes pensados para o desenvolvimento cognitivo, de habilidades intelectuais e de convivência, dentro e fora da sala de aula. Além de uma política acolhedora e diferenciada para integrar novos alunos no ambiente acadêmico.
Quer garantir a melhor adaptação em uma nova escola? Então venha para o Integração – ainda dá tempo!
Faça o primeiro comentário a "Dicas de adaptação em uma nova escola"