Entenda o Projeto de Vida no Novo Ensino Médio

Entenda o Projeto de Vida no Novo Ensino Médio

Projeto de Vida

O Projeto de Vida é uma das grandes novidades do Novo Ensino Médio, que entrou em vigor agora em 2022 para estudantes matriculados no 1º ano do Ensino Médio.

O grande objetivo desta mudança é preparar de fato o aluno para sua jornada no futuro e no mercado de trabalho.

Leia também: Novo Ensino Médio: saiba mais e prepare-se!

Além disso, esta é uma oportunidade para o aluno se desenvolver e ser avaliado de uma forma mais personalizada, voltada para suas habilidades e interesses.

É justamente por isso que o Projeto de Vida é uma parte bastante importante para esse novo momento da educação no Brasil.

Então venha entender como isso se aplica na rotina acadêmica dos alunos. E, principalmente, como isso pode ser determinante para um futuro de sucesso.

O que é o Projeto de Vida, do Novo Ensino Médio?

Essa é a nova competência, que começou a ser abordada oficialmente com a vigência do Novo Ensino Médio, no início de 2022.

Seu foco principal é estimular o protagonismo e a autonomia de cada aluno frente às suas escolhas e sonhos. Através dele, as instituições de ensino vão estimular habilidades como:

  • Compreensão,
  • Cooperação,
  • Empatia,
  • Defesa de ideias,
  • Cidadania,
  • Amplo domínio da tecnologia,
  • Consciência crítica sobre a realidade.

Os pilares do Projeto de Vida

Segundo as diretrizes do novo ensino médio (estabelecidas na Lei nº 13.415/2017, artigo 3º), o Projeto de Vida deverá se desenvolver com base em três pontos-chaves:

  • Pessoal: saber lidar com seus próprios limites e sentimentos. Assim será mais fácil encontrar sua própria identidade e autoestima, suas principais habilidades e suas metas para o futuro;
  • Social: encontrar as melhores formas de se relacionar com as pessoas de seu círculo familiar, amigos e com a sociedade em geral. Dessa forma, será possível entender as nuances e necessidades do entorno, contribuindo efetivamente para a comunidade;
  • Profissional: definir sua trajetória futura, definindo uma carreira acadêmica de acordo com seus anseios e planos.

Estas experiências serão trabalhadas dentro do ambiente escolar, sob a orientação dos professores. Caberá a estes profissionais guiar os alunos e tirar suas dúvidas sem afetar a autonomia e suas tomadas de decisão.

Dessa forma, o Projeto de Vida vai atuar, em paralelo às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC para:

  • Alavancar o protagonismo dos alunos dentro do processo de aprendizado e do desenvolvimento de suas habilidades;
  • Estimular a aprendizagem colaborativa, fortalecendo o trabalho em equipe e de conjunção de ideias em prol de um bem comum;
  • Preparar os jovens para os desafios do futuro, através de atitudes mais cooperativas e propositivas e inovadoras;
  • Dar mais sentido ao conteúdo aprendido em sala de aula com suas aplicações na vida real, aproximando contexto e conhecimento. 

Projeto de Vida na prática: como isso vai funcionar?

Segundo os especialistas, a lei não determina um formato específico para o Projeto de Vida ser administrado nas escolas.

Por isso, este conteúdo pode ser trabalhado de diversas formas. As instituições podem criar uma disciplina e designar um professor para ela, por exemplo. Neste caso, cabe à escola integrar este conteúdo ao currículo, evitando que esta seja uma atividade isolada.

Um outro caminho é criar um projeto apoiado nas disciplinas atuais, onde os professores atuem de forma a identificar as habilidades e vocações de cada aluno. Nesta opção, a escola precisa se certificar que a metodologia será aplicada integralmente por cada professor.

Além disso, as instituições têm flexibilidade tanto com relação à carga horária quanto ao perfil de atividades.

Como não há carga horária determinada, a escola pode incluir esta disciplina junto à formação geral (1,2 mil horas distribuídas nos três anos de Ensino Médio) ou às 600 horas determinadas para os itinerários formativos.

Já as atividades voltadas para o Projeto de Vida podem seguir diversos formatos, como:

  • Entrevistas com membros da comunidade do entorno;
  • Visita de reconhecimento em ambientes de trabalho diversos,
  • Projetos para atuar junto à comunidade local, entre outros.

As atividades podem ser trabalhadas apenas no 1º ano ou ao longo dos três anos do ensino médio. A instituição pode, inclusive, incluir o Projeto de Vida já a partir do Ensino Fundamental.

Este é o caso do Colégio Integração – saiba mais a seguir.

LIV: projetos para toda a vida

O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é uma das ferramentas que o Colégio Integração oferece aos alunos para contribuir em seus Projetos de Vida. Isso começa já na organização das aulas, que é 100% voltada para:

  • Desenvolvimento de competências socioemocionais,
  • Reconhecimento de potencialidades, sonhos e objetivos,
  • Construção de trajetória futura – pessoal e profissional,
  • Formação pensada para a autonomia e protagonismo.

Dessa forma, os alunos do Integração são preparados para fazer suas escolhas, hoje e lá na frente, sempre pautadas pela ética e pela responsabilidade.

Além disso, o LIV também conta uma série de recursos e instrumentos pedagógicos que garantem o suporte para a construção do Projeto de Vida de cada um.

É uma disciplina inovadora e exclusiva na região, oferecida do Ensino Fundamental ao Médio. Isso acontece através do Garagem 21 e do Garaginha, voltado para crianças do Ensino Fundamental e Infantil.

Assim, quem é aluno Integração aprende desde cedo a criar projetos de vida que garantem um futuro mais feliz e promissor!

QUERO SABER MAIS!

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